sábado, 11 de abril de 2009

Pequenas "Diferenças" no Canadá

Ensinamentos do dia-a-dia
Desde a primeira vez que vim ao Canadá - Novembro de 2005 - até hoje não paro de me deparar com situações "diferentes" das habituais no Brasil. Lembro que no meu primeiro dia em território canadense, quando fiquei hospedado na casa de meus professores, e fui ao banheiro para tomar um banho. Entro no banheiro e antes de fechar a porta fico alguns minutos procurando a luz! E eis minha primeira lição, a luz do banheiro é pelo lado de fora em 90% das casas. Não me perguntem o porquê. Mas isso não foi tudo. A grande maioria dos banheiros no Canadá (ao menos em Manitoba) não tem box, e sim, uma banheira. Outros minutos de minha vida foram perdidos tentando aprender como fazer a água que sai da torneira da banheira sair no chuveiro acima da banheira.. Ninguém nasce sabendo que um pino sobre a torneira deve ser puxado para que a água passe a sair pelo chuveiro..

Pequenos detalhes fazem uma diferença grande na adaptação no Canadá. Alguns outros exemplos de coisas "diferentes" são: achei que os carros em Manitoba fossem elétricos quando vi o estacionamento da universidade. Todos os carros plugados na eletricidade. Perguntei ao meu professor o motivo e ele apontou para o termômetro que mostrava -20C, dizendo que o melhor óleo automotivo congela a -30C. A tomada não passa de um aquecedor que mantém o óleo quente. Eu como não tinha o costume de ligar o carro na tomada, fui vítima do frio. O óleo do motor do meu carro congelou durante a noite, o que me fez andar 45 min no frio até o trabalho.. Foi um aprendizado, nunca mais esqueci! Falando sobre carros, tem outra.. Aqui é muito raro encontrar postos de gasolina com frentista, aqui em Winnipeg não deve haver mais de 3 ou 4. Os demais são os Self Service. Hoje o preço de um litro de gasolina em Winnipeg é de 0.91 (dólar canadense) por litro em postos self service e em média $0.10 mais caro por litro.

Continuando a falar em carros.. O meu primeiro carro no Canadá foi um Pontiac ano 1996. Um carro com todos os opcionais, automático e com baixa km. Paguei $3.500. O valor dos carros é significativamente mais baixo no Canadá devido à tributação, que no Brasil chega a 50%, e no Canadá é de 12%, sendo 7% impostos provinciais (PST) e 5% impostos federais (GST). Meu segundo carro foi comprado na segunda vez que voltei ao Canadá em Janeiro de 2008, um Ford 1996. Meu primeiro zero km e meu atual carro é um Hyundai Accent 08. Hoje em dia existe uma oferta incrível de carros 0km no Canadá, principalmente carros americanos, frente a crise nas montadoras.

Antes que eu esqueça... No supermercado, as sacolas para as compras não são de graça na grande maioria dos supermercados, custam de 2 a 4 cents.. Primeira vez que fui ao mercado a caixa me perguntou quantas eu queria, e eu sem entender uma palavra, disse No Thanks, achando que ela estava me oferecendo cartão de fidelidade do mercado ou pra doar para alguma ONG hehe, não imaginei que ela estava me perguntando quantas sacolas eu precisava, já que nunca imaginei que as sacolas eram pagas....

Nenhum comentário:

Postar um comentário